Brasília-DF recebeu o 3º Encontro Redesim Conectada
- Guilherme Araújo
- 19 de mai.
- 2 min de leitura

Em Brasília, no Sebrae Nacional, aconteceu o 3º Encontro do Convênio Redesim Conectada. O evento abrange a 5ª reunião do Comitê Gestor e as discussões dos Grupos de Trabalho.
Além dos integrantes do Convênio, compareceram à Cerimônia de Abertura o diretor técnico nacional do Sebrae, Bruno Quick; o secretário nacional de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, Maurício Juvenal; a superintendente do Sebrae-DF, Rosa Rainha; a diretora do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), Flávia Britto; a especialista de políticas públicas do Sebrae, Layla Caldas.
A anfitriã do encontro, Raquel de Carvalho, presidente da Jucis-DF, ressaltou que as reuniões são mais do que a continuidade de um trabalho técnico, pois “simbolizam um esforço conjunto na construção de soluções, na valorização das micro e pequenas empresas e no fortalecimento do compromisso com a desburocratização e modernização dos processos que impactam a vida do empreendedor brasileiro”.
No primeiro dia do encontro, ainda pela manhã, Paulo Martins, auditor federal de carreira do Tribunal de Contas da União, que atuou em diversas frentes no serviço público, como na direção do Parque Tecnológico de Brasília, palestrou sobre inovação e tecnologia.
Durante a tarde, a presidente da JucisRS, Lauren Momback, e o diretor de registro do órgão, Cézar Perassoli; além de Alex Barbosa, líder técnico de Convênio, e William Vieira, membro da equipe técnica, apresentaram a Assistente Virtual de Análise, que utiliza IA e está sendo desenvolvida no Rio Grande do Sul.
Segundo dia
A continuidade do 3⁰ Encontro Redesim Conectada começou com a apresentação do Alex Barbosa, líder técnico do Convênio, sobre as metas para o segundo ano. Entre elas, destaque para o desenvolvimento da Vitrine Virtual de Negócios.
Ainda pela manhã houve discussões sobre a importância de dados para o desenvolvimento e, também, o resultado da pesquisa de satisfação feita com os usuários das Juntas Comerciais.
No turno da tarde, os participantes se dividiram entre o Comitê Gestor e os Grupos de Trabalho (Normas, TI, Redesim, e Comunicação) para debater pautas específicas de cada área.

Entre os temas abordados estavam: Melhorias na Solução Pública; a renovação de caução/garantia de leiloeiros; o protótipo do aplicativos das Juntas Comerciais; o protótipo do Portal Municipal de Licenciamento; e as especificações do Mapa de Empresas.
Durante o evento, a presidente da Jucis-DF, Raquel de Carvalho, entregou aos presidentes e seus representantes placas de agradecimento pela presença no evento e por todo o trabalho realizado em conjunto no Convênio.
Terceiro dia
O 3⁰ Encontro Redesim Conectada realizou no terceiro e último dia o balanço das discursões realizadas pelo Comitê Gestor e pelos Grupos de Trabalho e, ainda, a escolha das evolutivas que serão desenvolvidas no segundo ano do Convênio.

Entre as definições estão a utilização do WhatsApp, para notificar usuários acerca do deferimento de processos; e a análise de nome empresarial utilizando Inteligência Artificial.
Ao fim do encontro, os participantes realizaram uma visita técnica ao prédio da Jucis-DF.



Comentários